Lado B - Conteúdo sobre marketing de influência
O Segredo do Presskit que impressiona
Esse tipo de mídia é extremamente comum e a prática de enviar recebidos já se tornou normal no mercado.
Em 2023 eu recebi kits de várias marcas e empresas e vou destacar aqui o que achei mais interessante e dar dicas para você ter mais chances de ganhar um espaço no conteúdo dos criadores:
antes de qualquer coisa, o básico:
Tenha claro o objetivo do kit: é apresentar a marca, apresentar um novo produto ou associar a marca á algum tipo de posicionamento.
Exemplo: a Stanley ganhou fama entre a galera da Faria Lima por manter a cerveja gelada, e depois disso (coincidência ou não) eles criaram um copos no formato de cerveja e mandaram para criadores que falam sobre esse assunto. O objetivo deles era reforçar a associação do uso do copo para beber cerveja.

depois, a história
com o objetivo em mente, fica muito mais fácil definir a história que seu kit quer contar e selecionar os elementos para contar essa história.
se for pra enviar, envia direito
Preparar um kit muito simples ou que não tenha muito cuidado faz com que as chances do criador compartilhar o recebido com a sua audiência diminua consideravelmente.
Verifique se o nome do criador está correto e evite materiais/itens de baixa qualidade. Se não, a probabilidade de você desperdiçar sua verba e ainda causar uma impressão negativa no creator é alta.
acha que não funciona?
Recentemente, a Malu Borges, uma das criadoras que está mais em alta no TikTok compartilhou o recebido enviado pela marca de joias Marcela Cavalheri e relatou o quanto o kit a deixou impressionada.
Mas pq isso aconteceu?
A dona da marca identificou tudo que a Malu e sua família gostam e enviou um kit com uma carta escrita a mão e uma lista de doramas para a Malu assistir com o João (ela adora isso). Produtos simples, mas que possuem forte conexão com quem está recebendo.
O resultado?
A própria Marcela Cavalheri me relatou por e-mail:
“Quando enviei o presskit a ela, tinha em torno de 70 seguidores no tiktok, e minhas visualizações dificilmente passavam de 200 views. Depois de ser mencionada no vídeo dela, tudo mudou, ganhei muitos seguidores, hoje tenho mais de 3mil e as visualizações passam de mil, algumas delas podendo atingir de 5 a 10mil. Depois que Malu mencionou a marca, postei um vídeo preparando o presente, e esse vídeo foi repostado pelo perfil da influenciadora, o que gerou grande visibilidade a ele, com quase 700mil visualizações. Sou muito grata a Malu por ter postado um vídeo espontaneamente e assim ter me ajudado tanto!”
E esse não é o único vídeo desse tipo que fez sucesso. No perfil da Malu existem outros vídeos que mostram recebidos que chegaram a 1,5 milhão de visualizações. E nos comentários uma dica: muitas pessoas comentando que estavam ansiosas pra Malu abrir a caixa, pois viram no perfil da marca a montagem antes do envio
ideia
Sei que não é viável fazer esse nível de personalização para todos os criadores de conteúdo, mas seria interessante ver as marcas oferecendo algum tipo de recompensa/desafio para quem fizesse um reels usando o kit recebido. Seria um jeito de incentivar a publicação da sua mensagem no formato que alcança mais audiência. Ainda não recebi nenhum assim 🙂
Esse conteúdo foi enviado na primeira edição da Newsletter Lado B