Calendário de 2025 para negócios de São Paulo

Janeiro, fevereiro e março

 

Os primeiros meses de 2025 são promissores para a cidade de São Paulo:

Atividades ligadas ao turismo na cidade de São Paulo deverão faturar R$ 51,4 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025 de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O setor varejista teve seu melhor faturamento (desde 2008) no primeiro trimestre de 2024, segundo a FeCommercio, o que pode indicar uma boa perspectiva para 2025.

O aniversário da cidade e o carnaval estão entre os eventos relevantes que podem significar oportunidades para o seu negócio. Aproveite para pensar em estratégias de vendas específicas para essas datas e não esqueça de desdobrar o seu plano usando conteúdo nas redes sociais. 

Verão

segmentos de oportunidade:

moda, climatização, skin care, bebidas, sorvetes, alimentação

insights:

crie um manual de sobrevivência do verão com práticas e produtos para serem usados nessa época.

ofereça desconto na compra acima de determinado valor em produtos sazonais para aumentar o ticket médio.

crie kits com produtos que podem ser comprados de forma complementar.

crie um cartão de fidelidade para ser usado durante a estação e ofereça algo em troca pra quem completar o número de compras determinado.

Reality Shows

BBB, masterchef e casamento ás cegas são programas que costumam ser acompanhados por uma grande parte da população e tendem a gerar conversas nas redes sociais.

Normalmente, programas desse tipo só podem ser citados por quem é patrocinador, mas nada te impede de ficar de olho nas conversas e ver se não existe nenhuma oportunidade pra sua marca 

Férias

segmentos de oportunidade:

moda, acessórios, papelaria, material escolar

insights:

monte kits de volta as aulas ou kits de papelaria de acordo com grupos de personalidade que vão gerar identificação com o público-alvo, mas cuidado para não ser generalista. Quem faz isso super bem e pode render inspirações é o saquinho de lixo. 

Ative clientes que já compraram com você oferecendo uma condição especial para ele comprar novamente

o setor de papelaria bomba muito no tiktok: invista em vídeos de unboxing e em conteúdos mostrando os produtos sendo usados.

25/01/2025 - Aniversário da cidade de São Paulo

segmentos de oportunidade:

turismo, bares, restaurantes, eventos, cultura

insights:

a cidade sempre prepara uma programação especial para a data com atividades gratuitas e isenção de entrada em museus, com potencial de levar um grande público para as proximidades dos locais onde acontece cada evento. Se você possui um negócio físico em alguma dessas regiões, é importante se planejar para aproveitar a demanda, vale até pensar em uma programação especial para a data.

Para quem vende produtos que tenham a temática da cidade, é uma oportunidade de criar combos de ofertas a preços promocionais. 

1 a 5/03/2025 - Carnaval

segmentos de oportunidade:

turismo, cosméticos, moda, acessórios, alimentos e bebidas, bares, restaurantes

insights:

O carnaval de rua paulistano tem ganhado público, mas nem todos os moradores de São Paulo apreciam essa data. Muitos optam para viajar ou para aproveitar o feriado com tranquilidade na cidade indo em centro culturais, cinemas ou restaurantes.

Quem vende cosméticos, moda ou acessórios precisa se antecipar para ofertar seus produtos a tempo de serem comprados para serem usados na data.

Quem tem estabelecimentos físicos deve pensar em programações especiais para atrair quem quiser aproveitar ou quem quiser curtir com mais tranquilidade. Lembre-se de deixar claro o horário de funcionamento.

08/03/2024 - Dia internacional da mulher

segmentos de oportunidade:

qualquer segmento que tenha um posicionamento voltado para o público feminino deve pensar em formas de se comunicar durante a data

insights:

O dia internacional da mulher é uma data relevante que marca a luta pelo direito das mulheres e isso não deve ficar em segundo plano caso a data faça sentido para a sua marca.

É muito importante evitar estereótipos extremamente femininos, fazer associações com utensílios de cozinha, flores e o uso da cor rosa. Marcas que usam esse tipo de comunicação na data costumam receber muitas críticas nas redes sociais. 

28, 29 e 30 de março - Lollapalooza

segmentos de oportunidade:

turismo, cosméticos, moda, acessórios, bares, restaurantes

insights:

O Lollapalooza é um dos maiores festivais que acontecem em São Paulo, atraindo turistas de vários lugares do Brasil para SP que aproveitam para conhecer a cidade.

Alguns bares e restaurantes criam promoções ou atividades específicas para quem foi ao festival, buscando atrair esse público

É possível explorar sugestões de look para o festival, dicas do que fazer na cidade, dicas para aproveitar o festival em segurança e outros tópicos que você consiga conectar com o festival, mas lembre-se que normalmente apenas patrocinadores podem usar a marca do festival. 

Abril, maio e Junho

 

No segundo trimestre, datas como páscoa, dia das mães e dia dos namorados marcam o calendário do varejo nacional. Nesse período do ano também ocorre a virada cultural e a parada LGBTQIA+, que tem potencial de trazer turistas para a cidade. 

20/04/2025 - Páscoa

segmentos de oportunidade:

alimentos, restaurantes, confeitarias

insights:

Durante a páscoa, diversas lojas, confeitarias e restaurantes de São Paulo preparam cardápios especiais com encomendas de doces para presentear e de alimentos para serem servidos no almoço de domingo.  

Mas como a cidade de São Paulo tem muitas pessoas que vieram de fora e não possuem família na cidade, muitas pessoas aproveitam o feriado para curtir, descansar ou viajar. 

11/05/2025 - Dia das mães

segmentos de oportunidade:

restaurantes, moda, acessórios, bem-estar e o varejo como um todo

insights:

O dia das mães é uma data que movimenta o comércio brasilieiro e na cidade de São Paulo não vai ser diferente. em 2024, a FECOMERCIO SP previu impacto positivo da data nos setores de perfumaria, supermercados e móveis e decorações.

Restaurantes e confeitarias podem ter demanda de encomendas para serem consumidas no feriado já que muitas pessoas querem fugir das filas e da alta demanda por restaurantes na data. 

Confeitarias também podem pensar em kit de presentes para mães. Praticamente qualquer setor pode aproveitar o dia das mães! Olhe pro seu nicho e um kit presente para a data e faça uma campanha de divulgação.

Maio - Virada Cultural

segmentos de oportunidade:

restaurantes e bares

ideias:

A virada cultural é um evento gratuito organizado pela prefeitura de São Paulo com atividades gratuitas pela cidade. Em 2024, atraiu público recorde de 4,5 milhões de pessoas e teve um impacto econômico estimado de R$100 milhões.

Vale pensar em opções de comidas para levar e deixar a oferta clara para quem está passando saber que pode aproveitar. 

12/06/2025 - Dia dos namorados

segmentos de oportunidade:

varejo, turismo, restaurantes, confeitarias, bares e festas

ideias:

Em 2024, a FECOMERCIO SP projetou impacto positivo da data nos setores de Perfumaria, Eletrodomésticos, móveis e decorações e supermercados

Mas como a cidade de São Paulo tem muitas pessoas que vieram de fora e não possuem família na cidade, muitas pessoas aproveitam o feriado para curtir, descansar ou viajar. 

22/06/2025 - Parada LGBTQIA+

segmentos de oportunidade:

hospedagens, bares, restaurantes, confeitarias, turismo

ideias:

A parada LGBTQIA+ de São Paulo reuniu mais de 70 mil pessoas em 2024. Em 2o23, o evento movimentou R$600 milhões na economia. 

em 2025, a organização preparou uma programação mais extensa esse com direito a corrida, e feira cultural no final de semana do evento.

Muitas pessoas vem de fora de São Paulo para aproveitar o evento e aproveitam para conhecer pontos turísticos, bares, restaurantes e baladas. Estabelecimentos que são LGBT Friendly podem preparar ações exclusivas para impactar esse público. 

Segundo semestre: em breve

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